
Conteúdo programático
Quarta-feira – 15 de maio
08h30 às 10h30 | Oficina 01 Gestão por competência e os subsistemas de gestão de pessoas: a importância da elaboração de política pessoal. Palestrantes: Lais Barros - Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas IPHAN |
10h30 Às 10h45 | Intervalo |
10h45 às 11h30 | Continuação da Oficina 01 Gestão por competência e os subsistemas de gestão de pessoas: a importância da elaboração de política pessoal. Palestrantes: Lais Barros - Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas IPHAN |
11h30 às 12h30 | Oficina 02 Hora ágil: como desenvolver mentalidade ágil no setor público? Palestrante: Ana Camila Oliveira - 19 anos na liderança de equipes |
12h30 às 13h30 | Pausa o Almoço |
13h30 às 15h30 | Oficina 03 Soft skills para gestão de pessoas: competências socioemocionais pro rh e autodesenvolvimento. Palestrante: Joelma Bezerra - Por 8 anos foi responsável pela condução das atividades de desenvolvimento de pessoas do MCTI |
15h30 às 15h45 | Intervalo |
15h45 às 17h30 | Oficina 04 People Analytics: decisão assertivas com base em dados. Palestrante: Ulisses Bezerra - Instrutor da Escola de Gestão e Aperfeiçoamento do Servidor Público – ESASP |
Quinta-feira – 16 de maio
08h30 às 10h30 | Oficina 05 Como realizar recrutamento no setor público? Estratégias de recomposição da força de trabalho. Palestrante: Livia Dal Piaz - Auditora de Controle Externo no TCE-ES | |
10h30 às 10h45 | Intervalo | |
10h45 às 12h30 | Oficina 06 Como contratar ações de desenvolvimento? A importância do Planejamento dessas contratações. Palestrante: Angelina Leonez - Especialista em Gestão Pública e em Licitações e Contratos, Pregoeira e Coordenadora de Licitações, Compras e Contratos em órgão federal | |
12h30 às 13h30 | Pausa o Almoço | |
13h30 às 15h30 | Oficina 07 Teletrabalho e a gestão de desempenho: estratégias e implantação. Palestrante: Lais Barros - Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas IPHAN | |
15h30 às 15h45 | Intervalo | |
15h45 às 17h30 | Oficina 08 Assédio moral e ética no trabalho. Palestrante: Jeanne Nogueira - Consultora de Recursos Humanos e Instrutora formada pela da Escola Nacional de Magistratura |
Sexta-feira – 17 de maio
08h30 às 10h30 | Oficina 09 Liderança e Engajamento de equipes. Palestrante: Henrique Santana - Curador do programa Lideragov e professor das disciplinas Gestão de equipes e Engajamento |
10h30 às 10h45 | Intervalo |
10h45 às 12h30 | Oficina 10 Qualidade de vida no trabalho e a sua importância para a saúde mental dos trabalhadores. Palestrante: Carla Antloga - Gestora de projetos em Engajamento, saúde e Qualidade de Vida no Trabalho no Serviço Público Brasileiro há 15 anos |
12h30 às 13h30 | Almoço |
13h30 às 15h30 | Oficina 11 Liderança e a dimensão do cuidado Palestrante: Marina Maia - Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, UnB |
15h30 às 15h45 | Intervalo |
16h45 às 17h30 | Oficina 12 Eemployee experience: Experiência do usuário na gestão de pessoas. Palestrante: Ulisses Bezerra - Instrutor da Escola de Gestão e Aperfeiçoamento do Servidor Público – ESASP |
Palestrantes
COORDENADORA TÉCNICA
LAIS BARROS
Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas IPHAN
Especialista em Gestão Pública e em Licitações e Contratos. Graduada em Administração pela UFRN. Servidora de Órgão Federal, atuando como Pregoeira e Coordenadora de Licitações, Compras e Contratos. Autora de artigos e e-books sobre Planejamento das Contratações, dentre outros temas, conteudista da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP, e facilitadora de treinamentos na área de contratações públicas. Premiada no 17º Congresso Brasileiro de Pregoeiros, com o melhor artigo sobre Pregão escrito em 2021 em conjunto com Victor Amorim e Carmem Boaventura. Colunista do Portal Sollicita da coluna "Discutindo sobre Planejamento", e do Observatório da Nova Lei de Licitações.
PALESTRANTES CONVIDADOS
ANA CAMILA OLIVEIRA
19 anos na liderança de equipes
Com duas décadas dedicadas à gestão e uma grande crença na inovação por meio das pessoas, minha carreira multifacetada abrange startups, desenvolvimento humano e o universo da educação. Minha trajetória, com nuances, contempla mais de 19 anos na liderança de equipes. Ao longo deste tempo, mergulhei em diversos setores, desde o bancário e comercial até o educacional, RH e inovação. Em todos eles, meu foco constante no desenvolvimento de pessoas, permitiu-me liderar equipes de diferentes tamanhos e dinâmicas, com um olhar humano, que é a base do meu trabalho. Ao colocar as pessoas como centro da minha atuação, busquei especializações que pudessem amplificar minha compreensão e gestão a partir do indivíduo e encontrei na Psicologia Positiva uma ferramenta poderosa para promover o bem-estar e desenvolvimento dos times.
JOELMA BEZERRA
Por 8 anos foi responsável pela condução das atividades de desenvolvimento de pessoas do MCTI
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1998). Pós graduação em Gestão de Pessoas pelo Centro de Ensino Superior do Amazonas - CIESA (2008) e MBA em Administração e Políticas Públicas pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais - IBMEC (2017). Trabalhou 10 anos na área de Gestão de Pessoas em empresas de pequeno, médio e grande porte, das quais destacam-se o Grupo Industrial João Santos (Cimento Nassau) e a Yamaha Motor da Amazônia. Entrou para o serviço publico em 2010, no Ministério das Comunicações, no cargo de Psicóloga. Nos últimos 8 anos foi responsável pela condução das atividades de desenvolvimento de pessoas do Ministério das Comunicações e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, onde conduziu projetos como a implantação da Gestão por Competências, do Programa de Educação para Aposentadoria e Longevidade, Programas de Desenvolvimento de Lideranças e de Competências Comportamentais, além de Planejamento de ações estratégicas em Desenvolvimento de Pessoas. É Mediadora de Conflitos formada pela Mediação Brasil e atua como facilitadora de aprendizagem na Escola Nacional de Administração Pública, nos temas de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Competências de liderança. Participante da Turma de 2023 do LideraGov. Temas de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Competências de liderança. Participante da Turma de 2023 do LideraGov.
ULISSES BEZERRA
Instrutor da Escola de Gestão e Aperfeiçoamento do Servidor Público – ESASP
Mestrando em Administração pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR, Bacharel em Administração pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM, Especialista em Educação a Distância, Gestão e Tutoria e Direito do Trabalho. É tutor e professor no Ensino Superior e Técnico nos cursos de Administração e Gestão de Pessoas. Servidor Público do Estado e instrutor da Escola de Gestão e Aperfeiçoamento do Servidor Público – ESASP (Escola de Governo do Amazonas) nas áreas de Gestão de Pessoas, Licitações, Elaboração de projetos e Captação de recursos. Possui experiência de mais de 10 anos com Gestão de Equipes em grandes empresas como Oi, Comitê Olímpico e Itaú Unibanco. E compartilha um pouco de sua vivência no Instagram @acertenacarreira, com dicas de vagas, entrevistas e carreira profissional.
LIVIA DAL PIAZ
Auditora de Controle Externo no TCE-ES Auditora de Controle Externo no TCE-ES.
Mestre em Direito pela PUC-SP. Advogada. Vice-presidente da Escola Superior de Advocacia da OAB-ES. Coordenadora da Pós-graduação Governança, contratações públicas e responsabilização. Vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos dos Servidores Públicos na OAB-ES. Instrutora em treinamentos para servidores públicos e Palestrante.
ANGELINA LEONEZ
Especialista em Gestão Pública e em Licitações e Contratos, Pregoeira e Coordenadora de Licitações, Compras e Contratos em órgão federal
Especialista em Gestão Pública e em Licitações e Contratos. Graduada em Administração pela UFRN. Servidora de Órgão Federal, atuando como Pregoeira e Coordenadora de Licitações, Compras e Contratos. Autora de artigos e e-books sobre Planejamento das Contratações, dentre outros temas, conteudista da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP, e facilitadora de treinamentos na área de contratações públicas. Premiada no 17º Congresso Brasileiro de Pregoeiros, com o melhor artigo sobre Pregão escrito em 2021 em conjunto com Victor Amorim e Carmem Boaventura.
MARINA MAIA
Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, UnB
Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, UnB, com ênfase em Qualidade de Vida no Trabalho. Pesquisadora associada do Núcleo de Estudos em Engajamento, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho.
HENRIQUE SANTANA
Curador do programa Lideragov e professor das disciplinas Gestão de equipes e Engajamento
Atualmente atuo como Coordenadora-Geral de Análise Jurídica de Licitação, Contratos e Instrumentos Congêneres no Ministério da Justiça e Segurança Pública. Sou Bacharel em Direito na Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal – AEUDF e possuo 4 pós-graduações: Stricto Sensu em Direito Constitucional (mestrado) pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), lato sensu em Direito Público pela Faculdade Projeção, lato sensu em Direito Público pelo IDP e lato sensu em Direito Público pela Universidade de Brasília (UNB)
JEANNE NOGUEIRA
Consultora de Recursos Humanos e Instrutora formada pela da Escola Nacional de Magistratura
Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília; pós-graduada em Gestão de Pessoas com Coaching; é Master, Business e Executive Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching; Practitioner em Programação Neurolinguística pelo Instituto de Coaching e Linguística de Portugal; hipnoterapeuta formada pelo Instituto Brasileiro de Formação em Hipnose; Treinadora comportamental formada pelo Instituto de Formação de Treinadores, de Massaro Ogata; Consultora de Recursos Humanos; e Instrutora formada pela da Escola Nacional de Magistratura (ENFAM); Possui experiência em gestão de equipes, coaching individual, de grupos e equipes e em condução de treinamentos comportamentais para gestores de órgãos públicos
CARLA ANTLOGA
Gestora de projetos em Engajamento, saúde e Qualidade de Vida no Trabalho no Serviço Público Brasileiro há 15 anos
Universidade de Brasília Pós-doutora em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de São Paulo, com estágio técnico no Conservatório de Artes e Ofícios - Paris. Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, com ênfase em Qualidade de Vida no Trabalho (UnB). Professora Associada do Departamento de Psicologia Clínica (PCL) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PPG-PsiCC). Coordenadora do Núcleo de Estudos em Engajamento, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho. Gestora de projetos em Engajamento, saúde e Qualidade de Vida no Trabalho no Serviço Público Brasileiro há 15 anos.
Formas de pagamento
-
Banco do Brasil
Agência: 1534-2
Conta Corrente: 41.356-9
Apresentação
A Gestão Estratégica de Pessoas é fundamental para o sucesso de uma organização. Ela envolve o alinhamento dos objetivos e metas da Instituição com a Gestão de seus Recursos Humanos. Isso começa com a definição clara dos resultados desejados e a elaboração de um plano de ação para alcançá-los.
Um aspecto essencial dessa abordagem é a participação ativa das lideranças e de seus liderados no processo de tomada de decisão. Dentro do contexto do planejamento estratégico, eles trabalham em conjunto para definir metas, escolher as melhores ações e moldar o futuro da organização.
Essa abordagem também promove reflexões sobre como as entidades públicas podem institucionalizar práticas focadas no desenvolvimento das competências necessárias.
Para efetivamente implementar essa abordagem, é crucial capacitar os servidores da área de gestão de pessoas. Isso os prepara para liderar a mudança de cultura e garantir que a estratégia de gestão de pessoas seja executada com sucesso. Participe!
Objetivos
Aprimorar esses aspectos técnicos, de gestão e de inovação e construir uma gestão estratégica de pessoas mais eficaz. Além disso, a inovação na gestão de pessoas pode ajudar a criar um ambiente de trabalho mais dinâmico e adaptável, que é essencial em um mundo em constante mudança.
BENEFÍCIOS
Expansão da Rede de Contatos Profissionais; Aprimoramento da Eficiência, Eficácia e Qualidade dos Serviços Públicos; Desenvolvimento Permanente dos Servidores Públicos; Adequação das Competências aos Objetivos Institucionais; Melhoria do Gerenciamento das Ações de Capacitação; Racionalização e Efetividade dos Gastos com Capacitação.
Público-alvo
O Profissionais de gestão de pessoas e recursos Humanos, Técnicos de Gestão de Pessoas e RH, Assistentes de RH, Gestores da Área de Gestão de Pessoas e RH; Consultores de Gestão de Pessoas e RH, Gestores e Lideranças Públicas.
Programação
Plataforma: O evento será transmitido através da plataforma Zoom, que é amplamente utilizada para reuniões, conferências e eventos online.
Duração: O encontro terá um total de 24 horas de capacitação, distribuídas ao longo de 3 dias.
Horários: As sessões serão divididas entre o período da manhã e da tarde. Pela manhã, o evento ocorrerá das 08h30 às 12h30, enquanto à tarde, as atividades serão realizadas entre 13h30 e 17h30.
Interatividade: O evento é 100% interativo, os participantes terão a oportunidade de interagir ativamente com os palestrantes, e outros participantes. Isso pode incluir fazer perguntas, participar de discussões em grupo, realizar atividades práticas e muito mais.
Incluso
• Inscrição no Encontro e Acesso às Palestras Online e Ao Vivo;
• Apostila com conteúdo exclusivo do curso enviada ao participante em seu e-mail;
• Certificado Digital Geral com 24 horas: terá direito ao certificado, SOMENTE o aluno/participante devidamente inscrito no curso;
• Livro: “Recursos Humanos”, entregue a cada participante, na Instituição, após o evento.