
Conteúdo programático
Quarta-Feira | 26 de novembro de 2025 | dia 1
08h às 09h55 | Oficina 01 | Gestão e Matriz de Riscos em contratos de obras públicas
Palestrante: Daniel Paglia — Especialista em Gestão de Contratos e Riscos em Obras Públicas |
9h55 às 10h10 | Intervalo para o descanso |
10h10 às 12h | Oficina 2 | Introdução e contextualização à Nova Lei de Licitações, 14.133/21
Palestrante: Crhistianne Stroppa — Assessora Especial (Jurídica) – Secretaria da Saúde do Município de São Paulo |
12h às 14h | intervalo para o almoço |
14h às 15h55 | Oficina 3 – Contratos e gestão de serviços de facilities prediais
Palestrante: Rafael Jardim Cavalcante — Auditor Federal de Controle Externo, dirigente do TCU há mais de dez anos |
15h55 às 16h10 | Intervalo para o descanso |
16h10 às 18h | Oficina 4 – Gestão de Projetos aplicada a Obras e Empreendimentos na Indústria da Construção
Palestrante: Marcello Da Costa — Diretor Presidente da ENGLOG – Consultoria em Projetos e Diretor Técnico do INPROTRAN |
Quinta-Feira | 27 de novembro de 2025 | dia 2
8h às 09h55 | Oficina 5 – Orçamentação Pública e Gestão Financeira em Obras
Palestrante: Hugo Marcus Silva Teixeirense — Especialista em Licitações, Contratos e Governança Pública | |
9h55 às 10h10 | Intervalo para o descanso | |
10h10 às 12h00 | Oficina 6 | Atribuições, responsabilidades e cuidados na fiscalização de contratos
Palestrante: André Kuhn — Foi Diretor-Presidente da VALEC | |
12h às 14h | Intervalo para o almoço | |
14h às 15h55 | Oficina 7 – A contribuição do Building Information Modeling – BIM e da Inteligência Artificial para garantir qualidade em planejamento e execução de obras públicas
Palestrante: Washington Lüke — Diretor Acadêmico do Master Internacional em BIM Management e Engenharia Civil – ZIGURAT | |
15h55 às 16h10 | Intervalo | |
16h10 às 18h | Oficina 8 – Atuação dos órgãos de controle em auditorias de obras públicas
Palestrante: Fabrício Mareco — Auditor Federal do TCU |
Sexta-Feira | 28 de novembro de 2025 | dia 3
8h às 09h55 | Oficina 9 – Diretrizes e cuidados estratégicos no processo licitatório de obras e serviços de engenharia
Palestrante: Rafael Gerard Demuelenaere — Coordenador Geral de Cadastro e Licitação / DNIT |
9h55 às 10h10 | Intervalo para o descanso |
10h10 às 12h | Oficina 10 – Compliance, Governança e Gestão de Riscos em Obras Públicas
Palestrante: Tatiana Camarão — Diretora de Relações Institucionais do Instituto Mineiro de Direito Administrativo – IMDA |
12h às 14h | Intervalo para o almoço |
14h às 15h55 | Oficina 11 | Riscos de judicialização em contratos públicos
Palestrante: Thaís Araripe Dias — Assessora da Diretoria - ANTT |
15h55 às 16h10 | Intervalo para o descanso |
16h10 às 18h | Oficina 12 – Análise de Pleitos Contratuais
Palestrante: André Kuhn — Foi Diretor-Presidente da VALEC |
*** | Se necessário, a organização do Encontro poderá ajustar a programação. |
Palestrantes
André Kuhn
Profissional certificado por Notório Saber em Engenharia de Custos pelo IBEC/ICEC – International Cost Engineering Council. Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF); graduado em Engenharia de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (IME); e Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Foi Engenheiro do Quadro de Engenheiros do Exército Brasileiro até 2013; Secretário de Engenharia e Arquitetura do Ministério Público Federal de 2014 a 2019; Diretor Executivo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de 2019 a 2020; Presidente do Conselho de Administração da VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. de 2019 a 2020; e Diretor Presidente da VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. de 2020 a 2022. Autor dos livros: Qualidade e Licitação de Obras Públicas: uma Análise Crítica; Contratos de Obras Públicas – Uma Visão Gerencial; e coautor do livro Lei das Estatais Comentada – Lei 13.303/16. Palestrante em cursos e seminários sobre Licitações e Contratos de Obras Públicas; professor nos cursos de Pós-Graduação do Ibmec; e consultor do Instituto Protege. |
Thaís Araripe Dias
Mestranda em Políticas Públicas e Desenvolvimento – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Assessora da Diretoria na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) – atua no desenvolvimento e implementação de políticas públicas para o setor ferroviário, com foco em regulação, fiscalização, incentivo à concorrência e eficiência. Foi Chefe da Procuradoria Jurídica na INFRA S.A. – responsável pelo consultivo, contencioso, gestão pública, planejamento, análise de riscos e representação extrajudicial e administrativa; advogada de carreira da estatal. Membro do Infra Women Brazil – rede de profissionais que promove a participação feminina na área de infraestrutura. |
Rafael Gerard Demuelenaere
Analista em Infraestrutura de Transportes – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), desde 2009 Coordenador Geral de Cadastro e Licitações – DNIT Coordenação de Projetos – Secretaria do Programa de Parcerias de Investimento (PPI) da Presidência da República (PR), 2017 a 2019
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Crhistianne Stroppa
Advogada especialista em Licitações e Contratos Administrativos Ex-Procuradora na Universidade de São Paulo. Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário Eurípedes Soares da Rocha de Marília (1990), Doutora (2019) e Mestre (2013) em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Assessora de Controle Externo no Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Ex-Assessora Jurídica na Secretaria da Saúde do Município de São Paulo. Ex-Procuradora da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora de Direito Administrativo da PUC-SP e professora de cursos de Especialização no COGEAE/PUC-SP e na Faculdade Damásio de Jesus. Membro Associada do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA), do Instituto de Direito Administrativo Paulista (IDAP), do Instituto de Direito Sancionatório (IDASAN) e do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP). Ministra simpósios e treinamentos na área de Licitações e Contratos. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Administrativo, Constitucional e Municipal. Sócia do escritório Carvalho Stroppa Sociedade de Advogados, atuando profissionalmente nas áreas de Direito Administrativo, com enfoque especial em Licitações e Contratos. |
Washington Lüke
Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN/RJ); Engenheiro de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (IME/RJ); Mestrado em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília (UnB/DF); e MBA em Governança Corporativa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/DF). Coordenador-Executivo da Frente Parlamentar em Defesa do Sistema de Modelagem da Informação da Construção (BIM) junto à Câmara dos Deputados em Brasília. Relator do Grupo de Trabalho da Comissão de Estudo Especial da ABNT para Modelagem de Informação da Construção para Infraestrutura (GT BIM INFRAESTRUTURA da CEE 134 da ABNT). |
Fabrício Mareco Lotação: 6ª Diretoria da Auditoria Especializada em Contratações –AudContratações, Brasília Possui mais de 19 anos de experiência fiscalizando e instruindoprocessos relacionados a licitações e contratos. É formado emEngenharia Civil (UFC) e Engenharia Generalista (École Centralede Lyon, França), com Mestrado em Engenharia de Transportespela Universidade Federal do Ceará. Foi agraciado com a Cruz do Mérito da Engenharia – GrauComendador, concedida pela Câmara Brasileira de Cultura.Contribuiu na elaboração do novo Manual de Licitações e Contratosdo TCU, com base na Lei 14.133/21, sendo atualmente responsávelpor sua atualização. É membro da Comissão de Obras do IBDA e professor de cursossobre licitações e contratações de obras públicas. Coautor dos livros“Aspectos Práticos da Nova Lei de Licitações e Contratos” e“Desvendando o Estudo Técnico Preliminar”. Representa o TCU em diversos seminários sobre obras e serviços deengenharia na Lei 14.133/21 e é professor de pós-graduação emLicitações e Contratos pelo IDP, Verbo Jurídico e Escola Mineirade Direito (EMD). Membro da Comissão de Acompanhamento deLicitações e Contratos da OAB/CE. É palestrante em congressos e seminários nacionais, coordenadorcientífico do Congresso Brasileiro da 14.133 e do Congresso LicitaCentro-Oeste, e integra a equipe de auditoria do TCU responsável pelaimplementação da Lei 14.133/21 e pelo desenvolvimento do Índicede Maturidade na Implementação da Lei de Licitações – IMIL. Coordenou a elaboração da Orientação Técnica IBR 009/2024 sobrereequilíbrio econômico-financeiro de contratos de obras e serviços deengenharia, pelo Instituto Brasileiro de Auditoria de ObrasPúblicas – Ibraop. |
Rafael Jardim Cavalvante
Engenheiro Civil pela Universidade de Brasília Tribunal de Contas da União (TCU): Secretário de Controle Externodo Sistema Financeiro Nacional; ex-Secretário de Combate à Corrupção;Coordenador de fiscalizações relacionadas à Operação Lava Jato; Diretorda área técnica responsável pela fiscalização de rodovias; Secretário deFiscalização de Infraestrutura de Petróleo; Secretário de Fiscalização deObras de Energia; coordenador das fiscalizações relacionadas à Copa doMundo de 2014 Coautor de livros: Obras Públicas: Comentários à Jurisprudência doTCU (4ª Edição), O RDC e a Contratação Integrada na Prática, LeiAnticorrupção e Temas de Compliance, Empresas Estatais: Governança,Integridade, Compliance e Contratações, O Controle da AdministraçãoPública na Era Digital Palestrante e conferencista em temas como engenharia de custospara o setor público, Regime Diferenciado de Contratações Públicas(RDC), Empresas Estatais, Compliance, Integridade e licitações econtratos de obras e serviços de engenharia. Palestrou em eventos internacionais da ONU, OCDE e ministroutreinamentos para auditores das Controladorias Gerais de diversospaíses da América Latina |
Daniel Paglia
Engenheiro Civil pela UNICAMP, com mais de 25 anos de experiência nos setores público e privado, especializado em Gestão de Contratos e Gestão de Riscos. Possui certificação em Gestão de Riscos pelo International Business Management Institute (Berlim), pós-graduação em Gestão da Cadeia de Suprimentos pela UNICAMP, além de formações executivas em Gestão de Negócios pelo INDEG (Lisboa) e em Economia pela FGV. Atuou por 11 anos como servidor público, acompanhando obras em todas as fases, da concepção à entrega. É professor em MBAs, pós-graduações e cursos de capacitação, com mais de 2.000 horas de aulas, palestras e treinamentos em temas como gestão de riscos, contratos de infraestrutura e edificações, gestão contratual no setor público, pleitos, licitações e orçamentos, em instituições e empresas de referência. |
Tatiana Camarão
Mestre em Direito Administrativo especialista em licitações e contratos professora e palestrante tendo capacitado milhares de pessoas Ter sido servidora de órgãos e entidades a permitiram conhecer com profundidade a realidade e a necessidade das organizações públicas Também atuou na advocacia e consultoria para pessoas físicas e empresas e participou de entregas de vários projetos de destaque no cenário nacional como programa de integridade contratação de startup primeira pré-qualificação de insumos regulamentações da Nova Lei de Licitações e Contratos e criação de cartilhas e manuais Hoje é Diretora de Relações Institucionais do Instituto Mineiro de Direito Administrativo – IMDA Mestre em Direito Administrativo pela UFMG e professora da Pós-graduação PUC/MG |
Marcello da Costa
Engenheiro de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) Especialista em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) Certificado como Project Management Professional (PMP) pelo PMI e como Certified Public-Private Partnership (CP3P) pela APMG International Doutor em Engenharia de Transportes pela Universidade de Brasília (UnB) Ex-Secretário Nacional de Transportes Terrestres do Ministério da Infraestrutura (2019–2022) Ocupou também, neste mesmo período, os cargos de Presidente do Conselho de Administração da VALEC, membro do Conselho de Administração da EPL e membro do Conselho de Administração do DNIT Exerceu função de Engenheiro Militar, supervisor de obras da Diretoria de Obras e do Grupamento de Engenharia do Exército Brasileiro por mais de 28 anos Professor e palestrante em cursos e seminários sobre licitações e contratos de obras públicas, gerenciamento de projetos, orçamentação e planejamento de obras de infraestrutura, logística e gestão de riscos empresariais |
Hugo Marcus Silva Teixeirense
Profissional com mais de 10 anos de experiência na Administração Pública Federal, atuando em órgãos como CGU, EMBRAPII, VALEC, EPL e Ministério da Educação, com foco em licitações, gestão contratual, logística e governança. Coordenou processos estratégicos de aquisição e assessorou diretorias em contratações de alta complexidade, com ênfase na Lei nº 14.133/2021 e nas melhores práticas de compliance e planejamento. Instrutor reconhecido pela ENAP e outras instituições, ministra capacitações sobre compras públicas, pregão eletrônico, aplicação de sanções e gestão de contratos, utilizando metodologias participativas e foco na aplicabilidade prática. Destaca-se como multiplicador de conhecimento, mentor de equipes e facilitador de processos de melhoria na gestão pública. Engaja-se na promoção de uma cultura de eficiência, integridade e inovação no setor público, contribuindo para o fortalecimento institucional e a disseminação de boas práticas administrativas. |
A organização do Encontro poderá ajustar a programação, se necessário. |
Formas de pagamento
-
Banco do Brasil
Agência: 1534-2
Conta Corrente: 41.356-9
Apresentação
As instituições, órgãos e empresas públicas que atuam com Obras e Serviços de Engenharia estão sempre em evidência na mídia e nas discussões políticas. Nesse contexto, os gestores da Administração Pública devem melhorar suas práticas de Gestão e Governança, oferecendo obras e serviços de qualidade para a sociedade, demonstrando também a boa aplicação do orçamento público e justificando as contratações realizadas.
O cenário atual de contratações públicas requer a adoção de boas práticas administrativas e de governança, com a internalização de valores como ética e integridade, além de princípios e comportamentos indispensáveis, assimilados por toda a sociedade. Os programas de integridade auxiliam no combate à corrupção, sobretudo a partir da promulgação da Lei Anticorrupção em 2013. Assim, o setor público tem sido cada vez mais cobrado para estruturar programas de governança e integridade que melhorem suas práticas e permitam maior controle, accountability e transparência de suas ações. A não conformidade pode ensejar sanções e a paralisação de empreendimentos.
A boa Gestão e Governança Contratual de Obras e Serviços de Engenharia começa pela elaboração do projeto básico, passa pela preparação dos documentos editalícios e, após a assinatura do contrato, continua com uma fiscalização eficiente. Fruto da falta de conhecimentos técnicos, jurídicos e gerenciais, alguns fiscais de contrato aceitam pleitos indevidamente, ficando sujeitos à responsabilização por danos causados à Administração Pública; outros, por recusarem pleitos de forma inadequada, criam oportunidades para que a contratada consiga êxito na esfera judicial, o que igualmente gera responsabilização ao gestor.
A abordagem do curso visa apresentar aos profissionais que atuam na área — seja como fiscal, gestor ou assessor — ferramentas e métodos para soluções de diversos problemas no processo licitatório e na contratação de obras e serviços de engenharia.
O Instituto Brasileiro de Valorização, em parceria com o Professor André Kuhn, promoverá o 3º Encontro Nacional de Obras Públicas e Serviços de Engenharia, em formato online e interativo, reunindo especialistas e profissionais de referência para o fortalecimento da governança, da integridade e da boa gestão contratual no setor público.
Participe!
Objetivos
• Descrever as melhores práticas de governança e compliance no cenário de contratações de obras públicas;
• Apresentar as principais inovações da nova Lei de Licitações e Contratos;
• Demonstrar a importância da gestão orçamentária na execução de obras públicas;
• Conhecer a visão dos órgãos de controle em relação à gestão de contratos públicos;
• Entender as possíveis soluções inovadoras para melhorar a qualidade de projetos e a contratação de obras públicas com Inteligência Artificial (IA) e Building Information Modeling (BIM);
• Apresentar aos gestores o emprego das melhores ferramentas de planejamento e controle, com ênfase na aplicação de boas práticas de gestão de riscos;
• Entender o funcionamento dos contratos de facilities e as diferenças em relação ao modelo tradicional de contratação de manutenção predial;
• Contribuir para o aperfeiçoamento dos fiscais e gestores de contratos, com enfoque em obras públicas, abordando temas como penalidades, pagamentos antecipados e reajustamentos;
• Observar os cuidados necessários para evitar judicializações oriundas de ações trabalhistas, pleitos malconduzidos e aplicação de penalidades, destacando como a área técnica pode subsidiar as defesas;
• Apresentar as melhores práticas para a análise de pleitos contratuais, com estudos de caso de situações comuns vividas pelos fiscais.
Público-alvo
- Pregoeiro e agente de licitação
- Assessores jurídicos
- Técnicos administrativos
- Gestores e fiscais de contrato
- Arquitetura
- Engenharia
- Orçamentação
- Auditoria
- Planejamento e execução de obras
- Gerência de contratos
- Gestão pública
- Licitação e contratação pública
- Comissões de licitação
- Área de compras e suprimentos
- Consultoria e assessoria técnica
- Diretorias e Gerências
- Servidores de órgãos de controle interno e externo
- Empresas estatais e sociedades de economia mista
Programação
- Online | Oficinas 100% interativas | Plataforma: ZOOM
- Duração: 24 horas de capacitação, distribuídas em 3 dias de encontro
- Datas: 26, 27 e 28 de novembro de 2025
- Horários: Das 08h00 às 18h00 (com pausas e intervalo de almoço)
O Encontro será realizado de forma totalmente interativa, com oficinas práticas e dinâmicas, permitindo uma experiência de aprendizado envolvente e aplicável à realidade da administração pública.
Incluso
- Gravações das videoaulas
- Certificado geral – 24 horas
- Apostila com conteúdo exclusivo
- Acesso à plataforma exclusiva para participantes