3º Encontro Nacional: Valorizando o Sistema S

Conteúdo programático

Quarta-feira | 04 de junho de 2025 | primeiro dia

08h às 10h

Oficina 1 | O Poder da Contratação Direta Agilidade, Estratégia e Resultado no Sistema S 

Palestrante: Caroline Rodrigues

10h às 10h20Intervalo para o descanso
10h20 às 12h20

Oficina 2 | Penalidades e Recursos: Técnicas para Reverter Decisões e Garantir o Cumprimento Contratual do Sistema S 

Palestrante: Em breve

12h20 às 13h35Intervalo para o almoço
13h35 às 15h35

Oficina 3 | LGPD e Acesso à Informação: Protegendo Dados e Garantindo o Direito ao Conhecimento 

Palestrante: Monique Furtado

15h35 às 15h55Intervalo para o descanso
15h55 às 17h55

Oficina 4 | RCA RLCSS na Prática: Como Controlar Riscos e Garantir Compliance nas Contratações do Sistema S 

Palestrante: Carlos Niemeyer

 8 horas de treinamento   

 

Quinta-feira | 05 de junho de 2025 | segundo dia

08h às 10h

Oficina 5 | Contratar para o Planeta: Estratégias de Sustentabilidade nas Compras do Sistema S 

Palestrante: Caroline Rodrigues

10h às 10h20Intervalo para o descanso
10h20 às 12h20

Oficina 6 | Transformando Talento em Resultado: Governança na Gestão de Pessoas para Contratos Estratégicos no Sistema S 

Palestrante: Lais Barros

12:20às 13h35Intervalo para o almoço
13h35 às 15h35

Oficina 7 | A Arte de Fiscalizar Contratos: Casos e Soluções no Sistema S 

Palestrante: Luis Artur Niemeyer - Ministrada cursos em Aquisições Públicas, Contratações Públicas, Políticas Públicas e Orçamento Público para o IATER e a FAPERR, em parceria com o SEBRAE/RR

15h35 às 15h55Intervalo para o descanso
15h75 às 17h55

Oficina 8  | RCA RLCSS na Prática: O Caminho Sistema S para Licitações e Contratos de Alto Impacto 

Palestrante: Carlos Niemeyer

8 horas de treinamento   

 

Sexta-feira | 06 de junho de 2025 | terceiro dia

08h às 10

Oficina 9 | Gestão de Contratos no Sistema S: Da Negociação à Execução com Perfeição 

Palestrante: Em breve

10h às 10h20Intervalo para o descanso
10h20 às 12h20

Oficina 10 | Explorando o RCA e RLCSS: Aplicações Práticas em Licitações e Contratos no Sistema S 

Palestrante: Felipe Ansaloni

12h20 às 13h35Intervalo para o descanso
13h35 às 15h35

Oficina 11 | ESG e a Cultura de Respeito: Integrando Práticas de Governança para Combater Assédio Moral e Sexual no Sistema S

Palestrante: Monique Furtado

15h35 às 15h55Intervalo para o descanso
15h55 às 17h55

Oficina 12 | Alienação de Bens no Sistema S: Práticas Eficientes para Conformidade e Sustentabilidade 

Palestrante Luis Artur Niemeyer - Ministrada cursos em Aquisições Públicas, Contratações Públicas, Políticas Públicas e Orçamento Público para o IATER e a FAPERR, em parceria com o SEBRAE/RR

8 horas de treinamento   
A organização do evento se reserva o direito de ajustar a programação, caso seja necessário, devido a imprevistos

Palestrantes

Coordenador Técnico e Palestrante

Carlos Berti Niemeyer
Master in Public Administration pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP/DF).

 

Profissional com foco em life long learning, iniciou sua jornada acadêmica com a graduação em Ciências Contábeis, seguida de pós-graduação em Controladoria, MBA em Administração de Pequenos Negócios, Especialização em Planejamento e Auditoria Tributária e MBA em Tecnologia para Negócios, com ênfase em Inteligência Artificial, Data Science e Big Data.

Iniciou sua carreira em empresas de auditoria externa no Rio Grande do Sul e foi empresário no setor contábil por 7 anos. Em 2001, ingressou na auditoria interna do Sistema Sebrae, onde desempenhou um papel fundamental na gestão do Projeto de Implantação das Unidades de Auditoria e na criação do Programa de Compliance do Sistema Sebrae. Ao longo de sua carreira, manteve sua busca pela excelência profissional, conquistando certificações internacionais do IIA (Instituto de Auditores Internos), como Auditoria (CIA), Controle de Autoavaliação (CCSA) e Gestão de Riscos (CRMA).

Além de sua trajetória em auditoria interna, atuou por 6 anos como interventor e Diretor Administrativo Financeiro no Sebrae/RO, sendo responsável pela gestão de diversas áreas administrativas, como RH, Compras, Licitações, TI, Finanças, Logística e Contabilidade. Sua última função dentro do Sistema Sebrae foi como Gerente da Unidade de Controladoria e Compliance do Sebrae Nacional.

Com vasta experiência em Governança Corporativa, também integrou Conselhos de Administração e Conselhos Fiscais, conquistando a certificação de Conselheiro de Administração pelos IBGC e ICSS.

Atualmente, atua como consultor e palestrante especializado em Auditoria Interna, Compliance, Ética, Liderança, Riscos e Controles Internos, transmitindo seu vasto conhecimento e experiência para ajudar organizações a aprimorar seus processos e práticas de governança.

 

Especialistas convidados
 

Caroline Rodrigues da Silva
Especialista em Direito Socioambiental pela PUC-PR e em Direito e Gestão das Entidades do Sistema S pelo IDP-Brasília.

 

Advogada e Consultora Jurídica em Curitiba/PR, com vasta experiência em Licitações e Contratos Administrativos. Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR. Especialista em Direito Socioambiental pela PUC-PR e em Direito e Gestão das Entidades do Sistema S pelo IDP-Brasília. Graduada em Direito pela Unicuritiba-PR.

Atualmente, é Professora de Pós-Graduação na Unibrasil-PR, UFPR, PUC-PR, entre outras instituições. Autora de diversos artigos e livros, instrutora de cursos e palestrante nas áreas de licitações, contratos administrativos, compliance público e gestão de riscos na Administração Pública.

 

Felipe Ansaloni
Consultor credenciado do Sistema SEBRAE em temáticas relacionadas a Legislação

 

Advogado e parecerista, especialista em Direito Público, atuando principalmente nas áreas de Licitações e Contratos, Planos de Cargos e Salários e Servidores Públicos. É administrador, mestrando em Administração e especialista em Gestão Pública. Trabalha com o Direito e a Gestão de forma multidisciplinar, enfrentando desafios e causas Complexas, em busca de soluções Simples.

É consultor, responsável por projetos inovadores, como a 1ª licitação do Brasil realizada por um município do interior, utilizando o Regime Diferenciado de Contrações – RDC. Gerenciou a implantação do Módulo de Fornecedores do Portal de Compras do Governo de Minas Gerais, projeto que alcançou mais de 20.000 empresas brasileiras e internacionais. Coordenou projetos de Políticas Públicas do SEBRAE-MG, trabalhando com mais de 400 municípios. 

É professor e consultor do Ministério da Fazenda, da Fundação João Pinheiro, da Associação Mineira de Municípios – AMM, da Confederação Nacional de Municípios – CNM e de cursos de Pós-Graduação da UNA e UNI-BH, realizando palestras e cursos em: MG, SP, RJ, ES, GO, MT, DF, PE e AM. 

Possui artigos publicados em Congressos e revistas jurídicas, de administração e gestão pública. 

Assessora Municípios, Câmaras Municipais, Associações, entidades do 3º Setor e empresas privadas em licitações, convênios e prestação de contas.

 

Lais Barros
Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas – IPHAN

 

Cargo: Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas em órgão federal
Grupo de Pesquisa: Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicodinâmica do Trabalho Feminino (Psitrafem) da Universidade de Brasília (UnB)
Facilitadora de Treinamentos: Facilitadora em treinamentos de Desenvolvimento de Pessoas e Liderança no Setor Público
Experiência: 10 anos de experiência na administração pública, com foco em desenvolvimento organizacional e gestão de pessoas
Mediadora e Facilitadora: Mediadora de conflitos e facilitadora de grupos e equipes, com expertise em gestão de pessoas e resolução de conflitos em ambientes institucionais

Formação Acadêmica:
Pedagogia (Faculdade Albert Einstein) | Geografia (Universidade de Brasília - UnB) | Especialista em Gestão Pública | Pós-graduanda em Neurociência e Comportamento (Faculdade Unyleya) | Aluna especial de Mestrado (Instituto de Psicologia Clínica e Cultura - UnB)

 

Monique Rocha Furtado
Especializada em Direito, Economia e Compliance pela Universidade de Coimbra – Portugal

 

Sócia – Fundadora do escritório ROCHA FURTADO ADVOCACIA Advogada administrativista, Consultora e Professora.

Pós-graduada em Direito Administrativo pelo Instituto Brasiliense de Direito Público; MBA em Compliance e Governança pela FACE/UnB; Especializada em Direito, Economia e Compliance pela Universidade de Coimbra – Portugal.

Bacharel em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB);

Foi Membro do Grupo de Trabalho de Modernização da Lei de Licitações da OAB Federal (2017/2018); Coautora da obra "Gestão de Contratos de Terceirização. Ed Fórum, 2018."e “Nova Lei de Licitações – Lei no 14.133/2021”, Ed. Amazon, Consultre, 2021.

Articulista nas áreas de Licitações, Compliance e LGPD em diversos portais e editoriais;.

Instrutora em Compliance, Governança, Gestão de Riscos e Proteção de Dados Pessoais na Administração Pública e na Iniciativa Privada.

 

Luís Artur  Niemeyer 
Ministra cursos nas áreas Aquisições Públicas, Contratações e Políticas Públicas ao IATER e à FAPERR através do SEBRAE/RR

 

É policial rodoviário federal desde 2003 e, nesse período, atuou nas mais diversas atividades operacionais e de gestão pública, tendo recebido cinco referências elogiosas por suas atuações em ambas as áreas. Nesses mais de 20 anos de Administração Pública, atuou nas áreas de cartório interno, aquisições, contratações, fiscalizações de contratos e apurações de descumprimentos contratuais, pactuação de parcerias públicas, planejamento operacional e estratégico, gestão de processos e projetos, manualização de procedimentos, logística, gestão patrimonial, análises jurídicas, gestão de equipes operacionais e administrativas e assessoramento de autoridades. Academicamente, possui uma formação ampla, composta por pós-graduações lato sensu em Gestão Pública (UFRGS, 2013) e em Ciências Policiais: Corregedoria (IFES, 2023), é licenciado em História (Unisinos, 2011) e bacharelando em Direito (UFRGS), além de possuir inúmeras formações complementares nas áreas de gestão pública, gestão estratégica, gestão de projetos, gestão de processos, orçamento público, aquisições e contratações públicas, ética e disciplina etc. Possui, também, artigos e capítulo de livro publicados sobre Gestão de Processos aplicado à Gestão Pública. Atualmente, também se dedica à realização de capacitações nas áreas de Gestão e Segurança Públicas, tendo ministrado cursos nas áreas afetas ao seu conhecimento, destacando-se os recentes cursos de Aquisições Públicas, Contratações Públicas, Políticas Públicas e Orçamento Público ministrados ao IATER e à FAPERR através do SEBRAE/RR.

Formas de pagamento

O pagamento da inscrição deverá ser efetuado, em parcela única, por emissão de Nota de Empenho ou Transferência, em nome de: Instituto Brasileiro de Valorização e Capacitação -IBVC LTDA (CNPJ nº 48.205.748/0001-57). No seguinte banco credenciado:
  • Banco do Brasil
    Agência: 1534-2
    Conta Corrente: 41.356-9

Apresentação

As Entidades do Sistema S desempenham um papel crucial no desenvolvimento do Brasil, oferecendo uma ampla gama de serviços e ações voltadas para a qualificação profissional, melhoria de processos e crescimento econômico. Embora sejam de direito privado, suas atividades seguem os princípios administrativos que regulam o uso de recursos públicos, exigindo que aquisições e contratações ocorram dentro de um processo licitatório transparente.

 

Para garantir conformidade com a legislação, mas respeitando as especificidades de cada Entidade, o Sistema S adota regulamentos internos próprios. Nos últimos anos, temos enfrentado desafios significativos na Gestão de Contratos, especialmente com a introdução de Novos Regulamentos, como o RLCSS - Regulamento Geral de Licitações e Contratos do Sistema S - e o Regulamento para Contratação e Alienação de Bens, Serviços e Obras do Sistema S (RCA), que aumentam a complexidade dos processos.

 

Além disso, práticas de Governança, Compliance, Gestão de Riscos e Capacitação contínua das equipes são essenciais para a segurança e eficácia na Gestão de Contratos e Licitações. Nesse contexto, a capacitação de recursos humanos se torna fundamental. As equipes precisam estar preparadas para aplicar as normativas corretamente e garantir que as contratações atendam a prazos e requisitos legais e orçamentários.

 

O 3º Encontro Nacional da Valorização do Sistema S tem como objetivo capacitar todos os envolvidos na Gestão de Licitações e Contratos, fornecendo ferramentas para garantir a excelência nas contratações, alinhadas às melhores práticas do mercado e ao cumprimento das normas. Durante o evento, serão abordados temas essenciais da gestão de contratos, destacando a importância da capacitação das equipes, da Governança, Compliance e  Gestão de Riscos para o sucesso nas contratações e no enfrentamento dos desafios diários.

 

Uma característica especial deste evento é que todos os palestrantes e as especialistas vêm diretamente das entidades do Sistema S. Com sua experiência prática, eles compartilharão estudos de caso, soluções estratégicas e melhores práticas para melhorar a gestão de contratos. Essa abordagem garantirá que os participantes aprendam com quem realmente vivencia os desafios e as soluções do Sistema S, tornando a capacitação ainda mais relevante e aplicável.

Participe!

Objetivos

Capacitar online os profissionais envolvidos na Gestão de Licitações e Contratos nas entidades do Sistema S, oferecendo ferramentas práticas e estratégias para garantir a excelência nas contratações, alinhadas às melhores práticas do mercado e em conformidade com as normas legais e orçamentárias.

Este evento, 100% online, tem como objetivo promover a capacitação contínua das equipes, com ênfase na implementação de práticas de compliance, gestão de riscos e regulamentação interna, assegurando eficiência e conformidade nos processos licitatórios e contratuais.

Por meio de palestras e estudos de caso, conduzidos por especialistas das próprias entidades do Sistema S, os participantes terão acesso a soluções estratégicas e experiências práticas, diretamente aplicáveis às realidades de suas organizações.

Este formato amplia o alcance do evento, permitindo a participação de um número maior de profissionais e proporcionando uma oportunidade única para aprimorar habilidades, superar desafios específicos das entidades do Sistema S e promover a melhoria contínua da governança e gestão.

Público-alvo

  • Superintendentes e Diretoras; 
  • Gestores(as); 
  • Assessores(as) e Procuradores(as) Jurídicos(as); 
  • Gerentes e Gestores(as) de Contratos; 
  • Coordenadores(as) de Contratos; 
  • Gestores de Áreas e de Projetos; 
  • Engenheiros(as); 
  • Advogadas(os); 
  • Auditores(as); 
  • Áreas de Compliance e Governança; 
  • Gestores(as) e fiscais de contrato; 
  • Controle interno e externo; 
  • Profissionais que atuam no processo de licitação e contratação; 
  • Analistas de Licitação; 
  • Consultores(as) de Licitação e Contratação; 
  • Diretores(as) ou Coordenadores(as) de Compras; 
  • Agentes de Licitação; 
  • Pregoeiros(as) e Equipe de Apoio; 
  • Departamento de Compras; 
  • Gerentes e Coordenadores(as) Administrativos(as); 
  • Recursos Humanos e Pessoal Envolvido com o Processo Seletivo; 
  • Consultores(as) Externos(as) e Especialistas.

Programação

Plataforma: ZOOM
Duração: 24 horas de capacitação, distribuídas em 3 dias de encontro

  • Manhã: das 08h00 às 12h20
  • Tarde: das 13h35 às 17h55

Total de Horas: 24h de conteúdo 100% interativo

Incluso

Acesso à Plataforma Exclusiva de Participantes IBVC Valoriza:
Você terá acesso à plataforma exclusiva IBVC Valoriza, que oferece uma série de benefícios na capacitação online e ferramentas adicionais para potencializar sua experiência e aprendizado.

Acesso às Palestras Online e Ao Vivo:
Participe de sessões interativas em tempo real com especialistas do setor. Durante as palestras, você poderá fazer perguntas e obter respostas diretamente dos especialistas.

Apostila com Conteúdo Exclusivo:
Na plataforma exclusiva, você receberá materiais de estudo desenvolvidos especialmente para o curso, contendo informações detalhadas e aprofundadas sobre os temas abordados.

Certificado Geral com Duração de 24 Horas:
Ao concluir o curso, você receberá um certificado que atesta sua participação e o cumprimento das 24 horas de aprendizado, disponível na plataforma de participantes.

Gravações das Videoaulas:
Tenha acesso às gravações das aulas e palestras através da plataforma, permitindo que você revise o conteúdo sempre que necessário e garanta um melhor entendimento do material.