Encontro Nacional da Valorização das Ouvidorias

Conteúdo programático

HoráriosQuarta-feira | 10 de setembro de 2025 | Dia 1 – Ouvidorias: Estruturação e Desafios 
8h às 10h

Oficina 1

Ouvidoria como instrumento de gestão e a Lei do Usuário do Serviço Público

Palestrante: Gilberto Waller -  Controladoria Geral da União, Corregedor-Geral da União

10h às 10h20Intervalo para o descanso
10h20 às 12h20

Oficina 2

A papel da ouvidoria como instância de integridade

Palestrante: Vládia Pompeu | Procuradora da Fazenda Nacional/Assessora Da Diretoria Geral na ANTAQ

12h20 às 13h35Intervalo para o almoço
13h35 às 15h35

Oficina 3

Manifestações de Ouvidoria como instrumento de combate à corrupção

Palestrante: Antonio Rodrigo Machado de Sousa - Vice-presidente do Instituto de Direito Administrativo do Distrito Federal

15h35 às 15h55Intervalo para o descanso
15h55 às 17h55

Oficina 4

Carta e avaliação de serviços

Palestrante: Danielle Ventura | Atualmente, é Presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman do DF

 

HoráriosQuinta-feira | 11 de setembro de 2025 | Dia 2 – Ouvidoria na prática 
8h às 10h

Oficina 5

Adoção de medidas cautelares baseada em manifestações de ouvidoria

Palestrante: Vládia Pompeu | Procuradora da Fazenda Nacional/Assessora Da Diretoria Geral na ANTAQ

10h às 10h20Intervalo para o descanso
10h20 às 12h20

Oficina 6

Estruturando um Canal de Denúncia

Palestrante: Fabian Maia - Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União

12h20 às 13h35Intervalo para o almoço
13h35 às 15h35

Oficina 7

Proteção ao Denunciante

Palestrante: Rose Cyrillo | Autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação e Encarregada de Dados da LGPD na Empresa Estatal Infra S.A

15h35 às 15h55Intervalo para o descanso

 

15h55 às 17h55

Oficina 8

Lei de Acesso à Informação e Transparência Pública

Palestrante: Gilberto Waller -  Controladoria Geral da União, Corregedor-Geral da União

 

HoráriosSexta-feira | 12 de setembro de 2025 | Dia 3 – Assuntos atuais de Ouvidorias – 8h
8h às 10h

Oficina 9

Ouvidoria e Acolhimento: assédios e outras formas de discriminação

Palestrante: Gilberto Waller -  Controladoria Geral da União, Corregedor-Geral da União

10h às 10h20Intervalo

 

10h20 às 12h20

Oficina 10

O papel da Ouvidoria na solução consensual de conflitos

Palestrante: Vládia Pompeu | Procuradora da Fazenda Nacional/Assessora Da Diretoria Geral na ANTAQ

12h20 às 13h35Almoço

 

13h35 às 15h35

Oficina 11

Comunicação não violenta e Linguagem cidadã

Palestrante: Viviane Melchior | Assessoria da Diretoria Financeira e Gerência de Recursos Humanos - TERRACAP

15h35 às 15h55Intervalo

 

15h55 às 17h55

Oficina 12

Aplicação prática da Lei Geral de Proteção de Dados

Palestrante: Marcos Lindemayer | Coordenador de Correição do Estado de São Paulo

 

Palestrantes

Coordenadora Técnica e Pelestrante

Vládia Pompeu Silva | Corregedora do Ministério dos Portos e Aeroportos.

Doutoranda em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa - IDP.

Mestre em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília - UNICEUB (2015).
Mestre em Derechos Humanos, Interculturalidad y Desarrolo pela Universidade Pablo de Olavide (Espanha - 2015).
Pós-graduada em Direito Público pela Universidade de Brasília - UNB (2010).
Pós-graduada em Direito e Processo Tributários pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2005).

Professora de Graduação e Pós-Graduação em Direito Administrativo.
Colunista do Portal Migalhas (Coluna Direito&Administrativo).

Estudou Fundamentos do Direito Americano na Thomas Jefferson School of Law (EUA - 2011).
Estudou Noções do Direito Europeu na Università di Roma Tor Vergata (Itália - 2012).

Procuradora da Fazenda Nacional desde 2006.
Ex-Procuradora do Estado do Pará.
Ex-Corregedora da Agência Nacional de Aviação Civil.
Ex-Corregedora-Geral da Advocacia da União.
Ex-Advogada-Geral da União Adjunta.
Ex-Assessora Especial do AGU.
Ex-Assessora e Ex-Chefe de Gabinete do Diretor-Geral da ANTAQ.
Atual Corregedora do Ministério dos Portos e Aeroportos.

Fabian Maia | Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União

Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialista em Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro pela Universidade Católica de Brasília. Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União. Ex-Secretário de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social do Estado do Rio Grande do Norte. Ex-Diretor de Responsabilização de Agentes Públicos da CGU. 

Antonio Rodrigo Machado de Sousa
Vice-presidente do Instituto de Direito Administrativo do Distrito Federal

Advogado; Mestre em Direito Administrativo; Doutorando em Direito Constitucional, Professor de Direito Administrativo da graduação e pós-graduação do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa - IDP; Vice-presidente do Instituto de Direito Administrativo do Distrito Federal; Membro do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo Sancionador - IDASAN.

Gilberto Waller Junior
Controladoria Geral da União, Corregedor-Geral da União 

Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Universidade de Taubaté - Unitau - Brasil - 1996; Pós-Graduação/Especialista em Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro - Universidade Católica de Brasília 2022; Controladoria Geral da União, Corregedor-Geral da União Período de 10 de janeiro de 2019 até janeiro de 2023; Controladoria-Geral da União, Ouvidor-Geral da União Período de 16 de março de 2016 até 10 de janeiro de 2023; Controladoria-Geral da União, Ouvidor-Geral da União Adjunto Período de 23 de agosto de 2013 até 16 de março de 2016; Controladoria-Geral da União, Corregedor Setorial do Ministério da Fazenda. Agosto de 2013; Controladoria-Geral da União, Corregedor Setorial do Ministério dos Transportes, Período de 2009 a 2013; Instituto Nacional do Seguro Social, Subprocurador Geral Período de setembro de 2007 a setembro de 2008; Controladoria-Geral da União, Corregedor Setorial do Ministério da Integração Nacional Período Março de 2006 a setembro de 2007; Instituto Nacional do Seguro Social – Corregedor Geral Período de 13 de março de 2001 até 04 de julho de 2004; Instituto Nacional do Seguro Social – Procurador Chefe em São José dos Campos, Mogi das Cruzes e Sergipe, nos períodos de novembro de 1998 até fevereiro de 2001; Ministério Público do Estado de São Paulo – Oficial de Promotoria Período de abril de 1992 até julho de 1998.

Danielle Ventura
Atualmente, é Presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman do DF

Com 23 anos de experiência em cargos de gestão, sendo os últimos 13 anos dedicados à liderança de ouvidorias públicas e privadas. Formada em Ciência da Informação e Arquivologia pela Universidade de Brasília (UnB), com MBA em Gestão da Qualidade e Auditoria.Ao longo de sua carreira, estruturou e fortaleceu ouvidorias em diversas organizações, como a Secretaria de Estado do Governo do Distrito Federal, o Grupo Educacional Católica (UBEC), a Companhia Docas do Rio de Janeiro e o Ministério da Saúde, além de ter sido Ouvidora na Petros - Fundação Petrobras de Seguridade Social.Destaca-se pela liderança de ações inovadoras em governança, ética, transparência, diversidade e sistemas de integridade corporativa, sempre com foco na construção de ambientes justos e colaborativos. Atualmente, é Ouvidora Adjunta da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Presidente da Associação Brasileira de Ouvidores do Distrito Federal (ABO-DF) e Conselheira da ABO Nacional.

Viviane Melchior
 Assessoria da Diretoria Financeira e Gerência de Recursos Humanos - Terracap

Assessora Terracap / Brasília / mar 2019 - Presente
▪ Assessoria da Diretoria Financeira e Gerência de Recursos Humanos.

Secretária de Educação
Brasília / jan 2010 - jan 2015
▪ Diretora escolar pela Secretaria de Educação GDF, órgão pelo qual sou concursada, como professora desde 2001.

Palestrante
▪ Palestrante em Inteligência Emocional e Comportamento.

Licenciatura
Uniceub / Brasília / 2006
▪ Graduação em Pedagogia.

Pós-graduação
Cenec / Brasília / 2009
▪ Pós-graduada em Psicopedagogia.

Certificado
Uniceub / Brasília / 2018
▪ Gestão Pública.

Faculdade
Famart / Brasília / 2024
▪ Licenciatura em Psicanálise.

Competências
▪ Psicanálise em Formação.
▪ Inteligência Emocional (FGV).
▪ Formação em Comunicação Não Violenta.

Marcos Lindenmayer
Coordenador de Correição do Estado de São Paulo

Coordenador de Correição do Estado de São Paulo (Brasil), responsável pelos processos de responsabilização administrativa de pessoas físicas e jurídicas, bem como de supervisão das ações de investigação preliminar das infrações administrativas cometidas no Estado.

Pertencente à carreira de Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União.

É Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Administração Pública na Universidade de Brasília (UnB).

Atuou como Chefe de Gabinete e, posteriormente, Diretor de Supervisão e Articulação Institucional em Ouvidoria, na Ouvidoria-Geral da União, onde foi responsável pelas ações de inovação, articulação social, federativa e internacional, normatização e capacitação de unidades de ouvidoria.

Foi Conselheiro da Comissão da Anistia no Ministério da Justiça entre 2018 e 2020, e Secretário Executivo da Rede Nacional de Ouvidorias, fórum nacional que congrega mais de 2,5 mil instituições de todos os Entes e Poderes da União, entre 2019 e 2023.

Ao longo de sua carreira, atuou em e coordenou diversos grupos interministeriais, interpoderes e interfederativos destinados à melhoria normativa e regulatória em temas de transparência, acesso à informação, proteção de dados, defesa de usuários de serviços públicos e proteção a denunciantes.

Além de atuar ativamente na regulação federal acerca dessas matérias, colaborou na regulação de diversos estados e municípios brasileiros, além de instrumentos internacionais como o Acordo de Escazú e a Lei Modelo Interamericana de Acesso à Informação 2.0.

Contribuiu na implantação da Lei de Acesso à Informação (Lei n. 12.527, de 2011), da Lei de Proteção e Defesa dos Usuários de Serviços Públicos (Lei n. 13.460, de 2017), da Lei de Defesa dos Informantes (Lei n. 13.608, de 2018) e da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei n. 13.709, de 2018) no âmbito do Poder Executivo federal.

Rose Cyrillo

Consultora e Especialista na área de Ouvidoria, Integridade e Prevenção aos Assédios

Palestrante, Consultora e Especialista na área de Ouvidoria, Integridade e Prevenção aos Assédios. Promotora de Justiça Aposentada do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Experiência como Ouvidora/Ombudsman, Autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação e Encarregada de Dados da LGPD na Empresa Estatal Infra S.A. Possui graduação em Direito pela Universidade de Guarulhos (1992), graduação em Letras - Português/Inglês pela Universidade de Guarulhos (1983), especialização em Processo Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e pós-graduação em Ouvidoria Pública (CGU/OEI - 2020/2021). Eleita e nomeada Ouvidora do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios em 27/02/2015, para o biênio 2015/2017. Eleita Presidente do Conselho Nacional de Ouvidores do Ministério Público para o ano de 2017/2018. Reeleita Ouvidora do Ministério Público para o biênio 2017/2019. Eleita Vice-Presidente do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público - CNOMP, para a Região Centro-Oeste, gestão 2018/2019. Membro colaborador da Ouvidoria Nacional do Ministério Público (2019 e 2023). Eleita Vice-Presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman - Seccional Distrito Federal. Foi Conselheira do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários e de Hospitais de Ensino - FNOUH na gestão 2022. É membro do Conselho de Ética da Associação Brasileira de Ouvidores e Ombudsman - ABO Nacional, onde também faz parte do corpo docente, nos curso de "Assédio: Atenção nas Organizações", “Canal de Denúncias: implantação e gestão" e “Ouvidorias Privadas: A Ouvidoria Essencial à sua Organização”. Docente da Faculdade IBRA, no curso de Pós-graduação em Ouvidoria Pública e Privada. Autora de diversos artigos na temática de Ouvidoria, Acesso à Informação, LGPD, ESG, Integridade e Prevenção aos Assédios. Organizadora e coautora de 3 dos 11 artigos que compõem a Coletânea "Ouvidoria em Perspectiva", publicada em fevereiro de 2021 pela Editora Dialética.

Formas de pagamento

O pagamento da inscrição deverá ser efetuado, em parcela única, por emissão de Nota de Empenho ou Transferência, em nome de: Instituto Brasileiro de Valorização e Capacitação -IBVC LTDA (CNPJ nº 48.205.748/0001-57). No seguinte banco credenciado:
  • Banco do Brasil
    Agência: 1534-2
    Conta Corrente: 41.356-9

Apresentação

O Encontro Nacional das Ouvidorias Administrativas é um evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Valorização (IBVC) e coordenado pela Professora Dra. Vládia Pompeu, com o objetivo de promover a troca de conhecimentos e práticas sobre a atuação das ouvidorias no setor público.

Destinado a servidores da administração pública direta e indireta, este evento online e interativo contará com 24 horas de conteúdo especializado, distribuídas ao longo de três dias, com enfoque na gestão de ouvidorias, combate à corrupção, proteção ao denunciante e o papel da ouvidoria na promoção da transparência pública.

Dia 1: Ouvidorias – Estruturação e Desafios Neste primeiro dia, os participantes serão imersos nas questões essenciais da estratégia de gestão das ouvidorias. Teremos palestras sobre a Lei do Usuário do Serviço Público e a importância da ouvidoria como instrumento de integridade e combate à corrupção. Serão abordadas também cartas e avaliação de serviços como ferramentas de aprimoramento contínuo.

Dia 2: Ouvidoria na prática O segundo dia será dedicado à aplicação prática das ouvidorias, com foco na adoção de medidas cautelares com base em manifestações de ouvidoria, na estruturação de canais de denúncia e na proteção ao denunciante. Além disso, o impacto da Lei de Acesso à Informação e Transparência Pública será discutido com especialistas, abordando suas implicações no funcionamento das ouvidorias.

Dia 3: Assuntos atuais de Ouvidorias O terceiro dia trará debates sobre as novas demandas que as ouvidorias enfrentam, como o acolhimento de denúncias relacionadas a assédio e discriminação. Também serão discutidos temas sobre a solução consensual de conflitos, a comunicação não violenta e a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Este evento é uma oportunidade única para servidores públicos aprimorarem suas competências em gestão de ouvidorias, compartilharem experiências e atualizarem-se sobre os desafios contemporâneos da administração pública. Estamos certos de que a participação neste evento será enriquecedora para todos.

Participe!

Objetivos

Participar do Encontro Nacional das Ouvidorias Administrativas proporcionará aos servidores públicos uma visão aprofundada e prática sobre a atuação das ouvidorias no setor público. Com temas atualizados, como gestão de ouvidorias, combate à corrupção e proteção ao denunciante, os participantes terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades técnicas e estratégicas. Além disso, o evento oferece um ambiente interativo, facilitando a troca de experiências e conhecimentos. Ao final, os participantes estarão melhor preparados para enfrentar os desafios atuais e contribuir para a transparência e eficiência na administração pública.

Público-alvo

Este evento é direcionado a servidores da administração pública direta e indireta, incluindo profissionais das ouvidorias, controladoria, corregedorias, licitações e áreas relacionadas à gestão pública. É ideal para aqueles que atuam na gestão de serviços públicos, monitoramento da transparência e combate à corrupção. Também é voltado para gestores, advogados públicos e consultores que desejam aprimorar suas competências na atuação das ouvidorias e contribuir para uma administração pública mais eficiente e transparente.

Programação

Online e Ao Vivo; Oficinas 100% interativas;    Plataforma: ZOOM

Duração: 24 horas de capacitação, distribuídas em 3 dias de encontro

Horários:         Manhã: das 8h às 12h20   |  Tarde: das 13h35 às 17h55

O Encontro será realizado de forma totalmente interativa, permitindo uma experiência de aprendizado 

Incluso

Acesso à Plataforma Exclusiva de Participantes IBVC Valoriza:

Você terá acesso à plataforma exclusiva IBVC Valoriza, que oferece uma série de benefícios na capacitação online e ferramentas adicionais para potencializar sua experiência e aprendizado.

Acesso às Palestras Online e Ao Vivo:
Participe de sessões interativas em tempo real com especialistas do setor. Essas palestras oferecem a oportunidade de fazer perguntas e obter respostas diretamente de Especialistas.

Apostila com Conteúdo Exclusivo:
Através da plataforma exclusiva, receba materiais de estudo desenvolvidos especificamente para o curso, contendo informações detalhadas e aprofundadas.

Certificado Geral com Duração de 24 Horas:
Ao concluir o curso, através da plataforma de participantes, você obterá um certificado que atesta sua participação e o cumprimento de 24 horas de aprendizado.

Gravações das Videoaulas:
Tenha acesso às gravações das aulas e palestras através da plataforma de participantes, permitindo que você revise o conteúdo conforme necessário e garanta um melhor entendimento do material.