
Conteúdo programático
Horários | Quarta-feira | 10 de setembro de 2025 | Dia 1 – Ouvidorias: Estruturação e Desafios |
8h às 10h | Oficina 1 Ouvidoria como instrumento de gestão e a Lei do Usuário do Serviço Público Palestrante: Gilberto Waller - Controladoria Geral da União, Corregedor-Geral da União |
10h às 10h20 | Intervalo para o descanso |
10h20 às 12h20 | Oficina 2 A papel da ouvidoria como instância de integridade Palestrante: Vládia Pompeu | Procuradora da Fazenda Nacional/Assessora Da Diretoria Geral na ANTAQ |
12h20 às 13h35 | Intervalo para o almoço |
13h35 às 15h35 | Oficina 3 Manifestações de Ouvidoria como instrumento de combate à corrupção Palestrante: Antonio Rodrigo Machado de Sousa - Vice-presidente do Instituto de Direito Administrativo do Distrito Federal |
15h35 às 15h55 | Intervalo para o descanso |
15h55 às 17h55 | Oficina 4 Carta e avaliação de serviços Palestrante: Danielle Ventura | Atualmente, é Presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman do DF |
Horários | Quinta-feira | 11 de setembro de 2025 | Dia 2 – Ouvidoria na prática | |
8h às 10h | Oficina 5 Adoção de medidas cautelares baseada em manifestações de ouvidoria Palestrante: Vládia Pompeu | Procuradora da Fazenda Nacional/Assessora Da Diretoria Geral na ANTAQ | |
10h às 10h20 | Intervalo para o descanso | |
10h20 às 12h20 | Oficina 6 Estruturando um Canal de Denúncia Palestrante: Fabian Maia - Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União | |
12h20 às 13h35 | Intervalo para o almoço | |
13h35 às 15h35 | Oficina 7 Proteção ao Denunciante Palestrante: Rose Cyrillo | Autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação e Encarregada de Dados da LGPD na Empresa Estatal Infra S.A | |
15h35 às 15h55 | Intervalo para o descanso | |
15h55 às 17h55 | Oficina 8 Lei de Acesso à Informação e Transparência Pública Palestrante: Gilberto Waller - Controladoria Geral da União, Corregedor-Geral da União |
Horários | Sexta-feira | 12 de setembro de 2025 | Dia 3 – Assuntos atuais de Ouvidorias – 8h |
8h às 10h | Oficina 9 Ouvidoria e Acolhimento: assédios e outras formas de discriminação Palestrante: Gilberto Waller - Controladoria Geral da União, Corregedor-Geral da União |
10h às 10h20 | Intervalo |
10h20 às 12h20 | Oficina 10 O papel da Ouvidoria na solução consensual de conflitos Palestrante: Vládia Pompeu | Procuradora da Fazenda Nacional/Assessora Da Diretoria Geral na ANTAQ |
12h20 às 13h35 | Almoço |
13h35 às 15h35 | Oficina 11 Comunicação não violenta e Linguagem cidadã Palestrante: Viviane Melchior | Assessoria da Diretoria Financeira e Gerência de Recursos Humanos - TERRACAP |
15h35 às 15h55 | Intervalo |
15h55 às 17h55 | Oficina 12 Aplicação prática da Lei Geral de Proteção de Dados Palestrante: Marcos Lindemayer | Coordenador de Correição do Estado de São Paulo |
Palestrantes
Coordenadora Técnica e Pelestrante |
Vládia Pompeu Silva | Corregedora do Ministério dos Portos e Aeroportos. Doutoranda em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa - IDP. Mestre em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília - UNICEUB (2015). Professora de Graduação e Pós-Graduação em Direito Administrativo. Estudou Fundamentos do Direito Americano na Thomas Jefferson School of Law (EUA - 2011). Procuradora da Fazenda Nacional desde 2006. |
Fabian Maia | Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialista em Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro pela Universidade Católica de Brasília. Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União. Ex-Secretário de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social do Estado do Rio Grande do Norte. Ex-Diretor de Responsabilização de Agentes Públicos da CGU. |
Antonio Rodrigo Machado de Sousa Advogado; Mestre em Direito Administrativo; Doutorando em Direito Constitucional, Professor de Direito Administrativo da graduação e pós-graduação do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa - IDP; Vice-presidente do Instituto de Direito Administrativo do Distrito Federal; Membro do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo Sancionador - IDASAN. |
Gilberto Waller Junior Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Universidade de Taubaté - Unitau - Brasil - 1996; Pós-Graduação/Especialista em Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro - Universidade Católica de Brasília 2022; Controladoria Geral da União, Corregedor-Geral da União Período de 10 de janeiro de 2019 até janeiro de 2023; Controladoria-Geral da União, Ouvidor-Geral da União Período de 16 de março de 2016 até 10 de janeiro de 2023; Controladoria-Geral da União, Ouvidor-Geral da União Adjunto Período de 23 de agosto de 2013 até 16 de março de 2016; Controladoria-Geral da União, Corregedor Setorial do Ministério da Fazenda. Agosto de 2013; Controladoria-Geral da União, Corregedor Setorial do Ministério dos Transportes, Período de 2009 a 2013; Instituto Nacional do Seguro Social, Subprocurador Geral Período de setembro de 2007 a setembro de 2008; Controladoria-Geral da União, Corregedor Setorial do Ministério da Integração Nacional Período Março de 2006 a setembro de 2007; Instituto Nacional do Seguro Social – Corregedor Geral Período de 13 de março de 2001 até 04 de julho de 2004; Instituto Nacional do Seguro Social – Procurador Chefe em São José dos Campos, Mogi das Cruzes e Sergipe, nos períodos de novembro de 1998 até fevereiro de 2001; Ministério Público do Estado de São Paulo – Oficial de Promotoria Período de abril de 1992 até julho de 1998. |
Danielle Ventura Com 23 anos de experiência em cargos de gestão, sendo os últimos 13 anos dedicados à liderança de ouvidorias públicas e privadas. Formada em Ciência da Informação e Arquivologia pela Universidade de Brasília (UnB), com MBA em Gestão da Qualidade e Auditoria.Ao longo de sua carreira, estruturou e fortaleceu ouvidorias em diversas organizações, como a Secretaria de Estado do Governo do Distrito Federal, o Grupo Educacional Católica (UBEC), a Companhia Docas do Rio de Janeiro e o Ministério da Saúde, além de ter sido Ouvidora na Petros - Fundação Petrobras de Seguridade Social.Destaca-se pela liderança de ações inovadoras em governança, ética, transparência, diversidade e sistemas de integridade corporativa, sempre com foco na construção de ambientes justos e colaborativos. Atualmente, é Ouvidora Adjunta da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Presidente da Associação Brasileira de Ouvidores do Distrito Federal (ABO-DF) e Conselheira da ABO Nacional. |
Viviane Melchior Assessora Terracap / Brasília / mar 2019 - Presente Secretária de Educação Palestrante Licenciatura Pós-graduação Certificado Faculdade Competências |
Marcos Lindenmayer Coordenador de Correição do Estado de São Paulo (Brasil), responsável pelos processos de responsabilização administrativa de pessoas físicas e jurídicas, bem como de supervisão das ações de investigação preliminar das infrações administrativas cometidas no Estado. Pertencente à carreira de Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União. É Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestre em Administração Pública na Universidade de Brasília (UnB). Atuou como Chefe de Gabinete e, posteriormente, Diretor de Supervisão e Articulação Institucional em Ouvidoria, na Ouvidoria-Geral da União, onde foi responsável pelas ações de inovação, articulação social, federativa e internacional, normatização e capacitação de unidades de ouvidoria. Foi Conselheiro da Comissão da Anistia no Ministério da Justiça entre 2018 e 2020, e Secretário Executivo da Rede Nacional de Ouvidorias, fórum nacional que congrega mais de 2,5 mil instituições de todos os Entes e Poderes da União, entre 2019 e 2023. Ao longo de sua carreira, atuou em e coordenou diversos grupos interministeriais, interpoderes e interfederativos destinados à melhoria normativa e regulatória em temas de transparência, acesso à informação, proteção de dados, defesa de usuários de serviços públicos e proteção a denunciantes. Além de atuar ativamente na regulação federal acerca dessas matérias, colaborou na regulação de diversos estados e municípios brasileiros, além de instrumentos internacionais como o Acordo de Escazú e a Lei Modelo Interamericana de Acesso à Informação 2.0. Contribuiu na implantação da Lei de Acesso à Informação (Lei n. 12.527, de 2011), da Lei de Proteção e Defesa dos Usuários de Serviços Públicos (Lei n. 13.460, de 2017), da Lei de Defesa dos Informantes (Lei n. 13.608, de 2018) e da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei n. 13.709, de 2018) no âmbito do Poder Executivo federal. |
Rose Cyrillo Consultora e Especialista na área de Ouvidoria, Integridade e Prevenção aos Assédios Palestrante, Consultora e Especialista na área de Ouvidoria, Integridade e Prevenção aos Assédios. Promotora de Justiça Aposentada do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Experiência como Ouvidora/Ombudsman, Autoridade de Monitoramento da Lei de Acesso à Informação e Encarregada de Dados da LGPD na Empresa Estatal Infra S.A. Possui graduação em Direito pela Universidade de Guarulhos (1992), graduação em Letras - Português/Inglês pela Universidade de Guarulhos (1983), especialização em Processo Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), Mestrado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e pós-graduação em Ouvidoria Pública (CGU/OEI - 2020/2021). Eleita e nomeada Ouvidora do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios em 27/02/2015, para o biênio 2015/2017. Eleita Presidente do Conselho Nacional de Ouvidores do Ministério Público para o ano de 2017/2018. Reeleita Ouvidora do Ministério Público para o biênio 2017/2019. Eleita Vice-Presidente do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público - CNOMP, para a Região Centro-Oeste, gestão 2018/2019. Membro colaborador da Ouvidoria Nacional do Ministério Público (2019 e 2023). Eleita Vice-Presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman - Seccional Distrito Federal. Foi Conselheira do Fórum Nacional de Ouvidores Universitários e de Hospitais de Ensino - FNOUH na gestão 2022. É membro do Conselho de Ética da Associação Brasileira de Ouvidores e Ombudsman - ABO Nacional, onde também faz parte do corpo docente, nos curso de "Assédio: Atenção nas Organizações", “Canal de Denúncias: implantação e gestão" e “Ouvidorias Privadas: A Ouvidoria Essencial à sua Organização”. Docente da Faculdade IBRA, no curso de Pós-graduação em Ouvidoria Pública e Privada. Autora de diversos artigos na temática de Ouvidoria, Acesso à Informação, LGPD, ESG, Integridade e Prevenção aos Assédios. Organizadora e coautora de 3 dos 11 artigos que compõem a Coletânea "Ouvidoria em Perspectiva", publicada em fevereiro de 2021 pela Editora Dialética. |
Formas de pagamento
-
Banco do Brasil
Agência: 1534-2
Conta Corrente: 41.356-9
Apresentação
O Encontro Nacional das Ouvidorias Administrativas é um evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Valorização (IBVC) e coordenado pela Professora Dra. Vládia Pompeu, com o objetivo de promover a troca de conhecimentos e práticas sobre a atuação das ouvidorias no setor público. Destinado a servidores da administração pública direta e indireta, este evento online e interativo contará com 24 horas de conteúdo especializado, distribuídas ao longo de três dias, com enfoque na gestão de ouvidorias, combate à corrupção, proteção ao denunciante e o papel da ouvidoria na promoção da transparência pública. Dia 1: Ouvidorias – Estruturação e Desafios Neste primeiro dia, os participantes serão imersos nas questões essenciais da estratégia de gestão das ouvidorias. Teremos palestras sobre a Lei do Usuário do Serviço Público e a importância da ouvidoria como instrumento de integridade e combate à corrupção. Serão abordadas também cartas e avaliação de serviços como ferramentas de aprimoramento contínuo. Dia 2: Ouvidoria na prática O segundo dia será dedicado à aplicação prática das ouvidorias, com foco na adoção de medidas cautelares com base em manifestações de ouvidoria, na estruturação de canais de denúncia e na proteção ao denunciante. Além disso, o impacto da Lei de Acesso à Informação e Transparência Pública será discutido com especialistas, abordando suas implicações no funcionamento das ouvidorias. Dia 3: Assuntos atuais de Ouvidorias O terceiro dia trará debates sobre as novas demandas que as ouvidorias enfrentam, como o acolhimento de denúncias relacionadas a assédio e discriminação. Também serão discutidos temas sobre a solução consensual de conflitos, a comunicação não violenta e a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Este evento é uma oportunidade única para servidores públicos aprimorarem suas competências em gestão de ouvidorias, compartilharem experiências e atualizarem-se sobre os desafios contemporâneos da administração pública. Estamos certos de que a participação neste evento será enriquecedora para todos. Participe! |
Objetivos
Participar do Encontro Nacional das Ouvidorias Administrativas proporcionará aos servidores públicos uma visão aprofundada e prática sobre a atuação das ouvidorias no setor público. Com temas atualizados, como gestão de ouvidorias, combate à corrupção e proteção ao denunciante, os participantes terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades técnicas e estratégicas. Além disso, o evento oferece um ambiente interativo, facilitando a troca de experiências e conhecimentos. Ao final, os participantes estarão melhor preparados para enfrentar os desafios atuais e contribuir para a transparência e eficiência na administração pública. |
Público-alvo
Este evento é direcionado a servidores da administração pública direta e indireta, incluindo profissionais das ouvidorias, controladoria, corregedorias, licitações e áreas relacionadas à gestão pública. É ideal para aqueles que atuam na gestão de serviços públicos, monitoramento da transparência e combate à corrupção. Também é voltado para gestores, advogados públicos e consultores que desejam aprimorar suas competências na atuação das ouvidorias e contribuir para uma administração pública mais eficiente e transparente. |
Programação
Online e Ao Vivo; Oficinas 100% interativas; Plataforma: ZOOM Duração: 24 horas de capacitação, distribuídas em 3 dias de encontro Horários: Manhã: das 8h às 12h20 | Tarde: das 13h35 às 17h55 O Encontro será realizado de forma totalmente interativa, permitindo uma experiência de aprendizado |
Incluso
Acesso à Plataforma Exclusiva de Participantes IBVC Valoriza: Você terá acesso à plataforma exclusiva IBVC Valoriza, que oferece uma série de benefícios na capacitação online e ferramentas adicionais para potencializar sua experiência e aprendizado. Acesso às Palestras Online e Ao Vivo: Apostila com Conteúdo Exclusivo: Certificado Geral com Duração de 24 Horas: Gravações das Videoaulas: |